João Leite BH 45

Trajetória de batalhas, ética e superação

Natural de Abaeté, interior de Minas Gerais, Ronaldo Wagner Gontijo é o primeiro filho de João Gontijo e Lusia Hebe Gontijo. Após concluir o ensino fundamental em sua cidade natal, mudou-se para Belo Horizonte para continuar os estudos e trabalhar.

Ronaldo formou-se como bacharel em Ciências Biológicas pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, graduou-se em Fisioterapia pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais e é pós-graduado em Fisioterapia na Saúde Pública. É também perito pleno em Fisioterapia Forense.

Após formar-se, Ronaldo Gontijo encontrou sua vocação na profissão de professor. Durante mais de vinte anos, dedicou-se ao ensino e à educação, sendo diretor e professor em diversas escolas de Belo Horizonte, como o Colégio Santa Rita de Cássia, no barreiro, o Colégio Pio XII e o Colégio Dom Silvério. É professor concursado (licenciado) das Escolas do Serviço Social da Indústria (SESI) e da Rede Pública Municipal de Ensino, tendo exercido a função de Diretor da Escola Municipal Aurélio Buarque de Holanda. Foi ainda Diretor do Sindicato dos Professores de Minas Gerais (SINPRO).

Ronaldo Gontijo é vereador em Belo Horizonte pelo Partido Popular Socialista (PPS), partido do qual é o atual presidente do município. Estando em seu sexto mandato consecutivo como vereador, tem se destacado na Câmara Municipal como um dos políticos mais atuantes, sendo autor de mais de 130 leis importantes para a cidade, que favorecem e melhoram a vida da população. Algumas dessas leis são:

Lei do Planejamento Familiar
Lei do Programa de Prevenção e Combate à Violência nas Escolas
Lei que Criou o Programa de Promoção da Aprendizagem (PROAP)
Lei do Pagamento Parcelado de Multas de Trânsito
Lei que Estabelece Mais Segurança e Fiscalização nos Elevadores de BH
Lei do Estacionamento Gratuito em Frente as Farmácias
Lei que criou o Conselho Municipal Antidrogas

Algumas de suas leis são referências em todo o Brasil, como a Lei do Cinto de Segurança, a Lei do Fisioterapeuta no Programa de Saúde da Família e a Lei da Triagem Auditiva Neonatal (Teste do Ouvidinho).

Hoje, Ronaldo Gontijo é Presidente da Comissão de Legislação e Justiça da Câmara Municipal de Belo Horizonte, com diversos projetos de lei em tramitação. Alguns exemplos são o projeto que institui a ginástica laboral nas empresas públicas e privadas em BH; o que dispõe sobre o fornecimento de informações ao controle sanitário de fontes e nascentes; o que cria o Código de Saúde de Belo Horizonte; o que obriga a quimioprofilaxia em gestantes com cultura positiva, dentre outros.

Na Câmara, já ocupou cargos importantes, como o de Corregedor, Secretário-Geral, Presidente das Comissões de Educação e de Finanças, Vice-presidente da Comissão de Saúde e Saneamento, além de Relator-Geral do Orçamento do Município. Sua atuação é voltada prioritariamente para as áreas de Educação e Saúde. É ainda ativista e palestrante na luta contra as drogas, DST’s e AIDS. Ronaldo Gontijo tem seu nome firmado na capital mineira graças ao seu trabalho sério e dinâmico.

João Leite BH 45

Seja voluntário E VAMOS JUNTOS FAZER UMA BH MELHOR

Cadastre-se aqui

Facebook

Instagram

Flickr