No João eu confio

Prefeito Ficha Limpa

Uma história de honestidade, trabalho e luta por BH.

Previous Next

Introdução

Da infância humilde a uma consolidada e admirada carreira política, a trajetória de João Leite sempre foi marcada por sua dedicação, competência e honestidade. Ídolo no esporte e referência no trabalho a favor da população, construiu uma grande história.

O início de uma grande história

Nasci em Belo Horizonte, em outubro de 1955, e cresci no bairro Vila Oeste. Foi lá que meus pais, Waldemar e Geralda, criaram, com muita luta, a mim e meus irmãos. Minha mãe trabalhava como funcionária pública e meu pai, falecido em 2007, era policial civil. Dele, recebi a maior herança: caráter e incentivo profissional.

Dos campos de várzea para os campos do mundo

Meu pai foi o primeiro me incentivar no futebol. Foi também meu primeiro treinador. Nos campos de várzea da Vila Oeste, previu que eu seria um grande goleiro. Dos times de futebol do bairro e do colégio, cheguei à escolinha do Atlético, e com determinação estreei, aos 21 anos, como goleiro do Galo. Defendi também a camisa da Seleção Brasileira, sonho de todo jogador. Foram 16 anos de uma trajetória de muitas lutas, mas cheia de emoções e vitórias.

O início de uma carreira que entraria para a História

Quando encerrei a carreia no esporte, resolvi seguir outra grande paixão: a História. Desde a época da escola, lembrava-me com entusiasmo das aulas do professor Cláudio. Ingressei então no Centro Universitário de Belo Horizonte, onde me formei bacharel em História. E foi durante meus estudos que surgiu um novo e grande desafio: a carreira política. Com estímulo de amigos, em 1992, fui eleito vereador em BH.

Consciência que promove o bem comum

Ser eleito vereador foi uma grande honra e também uma grande responsabilidade. Fui eleito com o compromisso de cuidar das pessoas, e foi com esse propósito que aprovei inciativas como a Lei Municipal Antifumo. O cigarro está associado a diversas complicações de saúde, e mesmo os fumantes passivos são prejudicados, podendo desenvolver complicações respiratórias. O impedimento de fumar em locais fechados garante mais saúde e bem estar para as pessoas.

Aprovar a Lei Municipal para Doação de Órgãos e Tecidos foi outro passo importante, já que há muita gente na espera por um transplante de órgão. Um único doador pode salvar ou melhorar a qualidade de vida de mais de vinte pessoas, por isso promover o incentivo à doação é tão importante. Pra mim, é lei.

O esporte como agente de transformação

Como ex-atleta, sei o quanto o esporte é transformador. Ele nos dá caráter e valores. Sua prática, além de uma vida mais saudável, proporciona inclusão social. Foi com isso em mente que implementei, como secretário de Esportes da capital, 12 importantes projetos na área, como o “Quadras Abertas – que promoveu atividades físicas em 200 quadras de rua simultaneamente – e o “Campos de Luz”, que leva iluminação e estrutura a campos de futebol amador e de comunidades carentes. São iniciativas que promovem a formação para a cidadania e oferecem chances reais de integração social. Com o esporte aprendemos a superar obstáculos.

Jogo limpo no campo e na política

Tive a honra de ser eleito deputado estadual por seis mandatos consecutivos, sempre com integridade e ficha limpa. Presidindo a Comissão de Direitos e Garantias Fundamentais, defendi a plena dignidade dos cidadãos, e na CPI das Carteiras de Habilitação apurei irregularidades na emissão de carteiras de motoristas pelo DETRAN-MG e o envolvimento de policias civis nas denúncias.

A segurança da população sempre foi prioridade pra mim. Foi por isso que presidi o Fórum Nacional de Segurança e integro, desde 2009, primeiro como presidente, e agora como vice, a Comissão de Segurança Pública na Assembleia Legislativa. Criei a lei de proteção às vítimas e testemunhas para ajudar a combater os criminosos e atuei para aumentar a segurança nas ruas. Pensando no avanço das corporações, trabalhei na CPI do Sistema Carcerário para barrar irregularidades e impedir fugas nas unidades prisionais.

Grandes ações. Benefícios para todos.

Durante minha atuação como deputado e Secretário de Estado em Minas, joguei em todos os campos. São de minha autoria iniciativas tornadas normas jurídicas como o Fundo Estadual de Cultura, a Lei de Proteção à Testemunha, a criação do Conselho Estadual do Idoso, a Lei de Incentivo ao Esporte e a Lei Estadual Antifumo, entre várias outras medidas que trouxeram importantes benefícios para a vida dos mineiros.

O Prefeito que BH merece

O maior legado de um político é melhorar a vida das pessoas. É por isso que quero ser Prefeito de BH.

Seja voluntário E VAMOS JUNTOS FAZER UMA BH MELHOR

Cadastre-se aqui

Facebook

Instagram

Flickr